Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016

Agora é de vez

Tinha prometido que retomava os meus escritos neste blog e ainda fiz uma tentativa mas durou pouco tempo... Veremos se desta vez é a sério...  E retomo  olhando para este meu Campo Grande cada vez mais bonito que os lisboetas aproveitam correndo , passeando os seus cães, ou simplesmente aproveitando o sol ameno deste Outono nos bancos do jardim.

A partir de agora, aqui virei de vez em quando fazer os meus desabafos ou criticar aquilo que me parece menos bem.

publicado por Babão às 21:34
link do post | comentar | favorito
Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2016

...

Meses depois...

 

É verdade, muitos meses depois, cá estou a recuperar o meu blog deste Campo Grande (hoje lindo com sol a rodos e já muita gente a aproveitar o calorzinho...) que eu amo e onde vivo há muitos, muitos anos...

Tenho muita coisa para contar, para partilhar convosco, mas para já vou ali e já volto.

Maria

publicado por Babão às 14:15
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

O nosso cinema

Parece que os dois ultimos filmes portugueses estão a sair-se bem . Os «Maias» do João Botelho já fez mais de 50.000 espectadores e continua de vento em popa. «Os Gatos» do António Pedro Vasconcelos segue caminho idêntico. Fui ver os dois filmes e gostei muito. Alguém disse que o filme do António Pedro «entrava no território da fábula, era um conto de fadas urbano» e assim o entendi também. Gostei desta história contada pelo António Pedro, gostei do trabalho limpo e contido de Maria do Céu Guerra, gostei da «descoberta» do jovem actor , João Jesus. Já li que «Os Gatos» era um filme-telenovela. Seja. A vida que nos obrigam a viver é que é a verdadeira telenovela..

António Pedro Vasconcelos e João Botelho, obrigada!

 

publicado por Babão às 00:15
link do post | comentar | favorito
Sábado, 27 de Setembro de 2014

O regresso do Edson

Ainda bem que o Edson Athayde voltou. E voltou para o lugar onde é o melhor. Publicitário, autor de livros, um criador , regressa ao que melhor sabe fazer: publicidade. Mas não aquela publicidade do «lava mais branco». Desta vez, Edson promete «contar histórias». E explica: «O storytelling já estava  presente na comunicação publicitária, a importância do storytelling agora é que é outra. A diferença é que o ser humano exige  que essas histórias sejam a ancora do dia a dia.»^Fico à espera, Edson.

publicado por Babão às 22:41
link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2014

Pássaros e árvores

Tenho a sorte de viver em frente de um jardim. Falo do jardim do Campo Grande. E mesmo em frente da minha varanda tenho uma árvore onde se escondem pássaros que cantam e gorgeiam horas a fio. Lembrei-me de um poema de Ruy Belo que nos contava de árvores e pássaros e fui à procura dele. Aqui fica: «Os pássaros nascem na ponta das árvores  //  As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros  //  Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores  // Os pássaros começam onde as árvores acabam  //  Os pássaros fazem cantar as árvores. »  E mais adiante:  « Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros  //  Quem é que lá os pendura nos ramos?  //  De quem é a mão a inúmera mão?  //  Eu passo e muda-se-me o coração.»

Vou à varanda e escuto o gorgeio de um pássaro. Espero pelo cantar da árvore.

 

publicado por Babão às 22:57
link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014

A propósito

Chama-se «A propósito» e é de autoria de António José Teixeira. Vi há dias a conversa que o jornalista teve com o realizador António Pedro de Vasconcelos e gostei muito. Gosto de ambos. Porque são profissionais, porque o APV não vira a cara a nenhuma pergunta por mais dificil que seja a resposta e porque o realizador continua enfrentando o touro (e desculpem lá o fraseado taurino...) arrostando com as consequências... Foi uma bela conversa a daquele sábado, 20 de Setembro.

publicado por Babão às 01:34
link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014

Liberdade 21

Apanhei por acaso numa noite de insónia, já passava muito da uma da manhã, e foi com gosto que revi um episódio de «Liberdade 21».

 

Bem escrita, bem interpretada, com um lote de actores muito bom, aqui está um trabalho que merece ser visto e revisto por quem gosta de boas histórias e boas interpretações.

Anotei alguns nomes: Ana Nave, Albano Jerónimo, António Capelo, Rita Lello, Ivo Canelas e outros.

Não é possível, ó RTP, voltar a transmitir , agora a horas decentes, esta série que não fica a dever nada às séries estrangeiras do mesmo tipo?

E como gostei de rever um dos meus actores preferidos (Ivo Canelas) com aquele ar desprendido e tão natural que parece que não fez mais nada na vida senão «advogar»...

publicado por Babão às 01:40
link do post | comentar | favorito
Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

A «pipa de m assa»

Entre os colunistas que andam aí pela praça há alguns nomes que não perco. Um deles é o Ferreira Fernandes e ainda hoje , na sua coluna do D.N.,

o jornalista descobriu a careca ao político quando este falou da «pipa de massa» que  a Europa mandou para Portugal. Ferreira Fernandes lembrou que Barroso tem um projecto e luta por ele, «faz pela vida», comentou. É isso. Durão Barroso até deve ter-se oferecido para trazer na sua  pasta os 26 milhões e o seu confrade Passos Coelho deu-lhe de bandeja pulpito e Televisão para o povo ficar eternamente agradecido ao ex- revolucionário dos tempos do PREC. Aliás a frase «uma pipa de massa» deve ter-lhe ficado desses tempos...

Ferreira Fernandes, obrigada pelos seus escritos e que nunca as mãos lhe doam!

publicado por Babão às 22:09
link do post | comentar | favorito
Domingo, 27 de Julho de 2014

Horas e horas perdidas

Não sei se já rapararam nas muitas horas que as tres estações de Televisão gastam em programas de entertenimento, tipo «Verão Total» ou «A Tarde é sua», sempre com concursos , sempre com as mesmas cantigas, com os apresentadores do costume e com os magotes de espectadores a tentarem aparecer nos ecrans. É falta de imaginação dos produtores ou «para que é havemos de mudar se a receita já vem de longe?»

publicado por Babão às 01:26
link do post | comentar | favorito

Bravo, Clara!

É uma mulher entre homens. Todos a mandar vir e ela também. Mas a Clara Ferreira Alves é a mais assertiva de todos eles, é ela que dá nome aos bois, é ela que empenha a sua palavra sem medos . Ainda há pouco, no Eixo do Mal que procuro não perder, todas as semanas, a Clara afirmou, sem tibiezas e a propósito do envolvimento de Portugal na vergonha que foi a ultima reunião da CPLP, que se sentia envergonhada pelas tristes figuras que fizeram em Dili o presidente  Cavaco Silva e o primeiro ministro Passos Coelho. Bravo, Clara!

publicado por Babão às 01:17
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 15 seguidores

.pesquisar

.Novembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Agora é de vez

. ...

. O nosso cinema

. O regresso do Edson

. Pássaros e árvores

. A propósito

. Liberdade 21

. A «pipa de m assa»

. Horas e horas perdidas

. Bravo, Clara!

.arquivos

. Novembro 2016

. Fevereiro 2016

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.favoritos

. Pequeno momento de Verão ...

. O jornalismo não acaba (n...

. Mais uma década

. Um paté com lata

. ... E lá passaram cinco a...

. 23jun

blogs SAPO

.subscrever feeds